Guia de Utilização do Site

Site: UniVirtual
Curso: UniVirtual
Livro: Guia de Utilização do Site
Impresso por:
Data: domingo, 28 abr 2024, 14:23

1. Como acessar

O acesso ao site da UniVirtual é feito pela conta de rede do empregado, que é composta pela matrícula e senha de rede.

Tela de login com o título Central de Autenticação - CAS
Fig.1 - Tela de Login.

Entre com o seu login e senha da rede corporativa.

Caso você tenha esquecido a sua senha e precise recuperá-la, precisará abrir um chamado no helpdesk.

1.1. Requisitos do computador

Para realizar os curso no site UniVirtual é necessário que o seu computador tenha os seguintes softwares/aplicativos:

  • Firefox Mozilla Firefox: esse navegador deve ser usado para garantir a exibição de todo layout e conteúdo do site.
  • google chrome Google Chrome: esse navegador deve ser usado para garantir a exibição de todo layout e conteúdo do site.
  • Adobe Reader Adobe Reader: ou outro programa compatível com a visualização de arquivos em formato PDF.

Acesso por VPN: O acesso por VPN, naturalmente, por sua característica, pode ocasionar velocidades inferiores às da conexão que usamos tradicionalmente. Muitos empregados estão fazendo uso da VPN para acessar outros sistemas e caixas postais corporativas e acabam acessando o ambiente de estudos na mesma ocasião. O ambiente de estudos pode ser acessado diretamente pela internet sem o uso de VPN, ressaltamos que o usuário deve se desconectar da VPN para acessar o ambiente de estudos.

Acesso por dados móveis pelo celular ou conexões via satélite: entendemos que nem todos os empregados possuem assinatura de serviço internet por via terrestre, no entanto o acesso por dados móveis (3G, 4G, 5G, satélite) possui maior latência e instabilidade em relação às conexões terrestres (ADSL, fibra ótica, cabo, etc) e pode ocasionar instabilidade no uso do site, visto que o ambiente dispõe de vários recursos multimídia, tais como vídeos, animações, podcasts, entre outros.


2. Como encontrar os cursos

Os cursos do site UniVirtual estão divididos em quatro categorias (fig. 3). Você pode clicar em cada categoria e obter acesso direto aos cursos, navegando nas páginas do início ao fim.

categoria de cursos: liderança, fundamental, negócio e suporte
Fig.2 - Categorias de classificação dos cursos.

No cabeçalho do site, no lado direito há um campo de busca onde pode-se procurar cursos por nome, código ou informações do sumário no campo da busca (fig. 4).

elementos do cabeçalho do site, replicados em quaisquer de suas páginas: início, eventos, meus cursos e a caixa de busca.
Fig.3 - Cabeçalho do site.

Dentro das categorias também é possível buscar o curso da mesma forma que no campo localizado no cabeçalho (fig.5):

busca de cursos na página de categorias de cursos
Fig.4 - Página de lista de categoria de cursos.

3. Como fazer inscrição nos cursos

A maioria dos cursos do ambiente virtual são autoinstrucionais e possuem as inscrições livres.

Para se matricular no curso basta clicar no título do curso, e ao aparecer a tela abaixo deve-se clicar na opção "inscreva-me"

tela de inscrição do curso aprendendo libras mostrando um botão com o texto "inscreva-me"
Fig.5 - Exemplo de curso com inscrições abertas livres.

4. Como obter a chave de inscrição dos cursos

Os cursos destinados aos públicos específicos podem necessitar de chave de inscrição.

Se você faz parte deste público e precisa da chave de acesso, entre em contato com a área de educação na sua localidade.

5. Prisma - Sinalização de estudo

Quando for necessário estudar no local de trabalho, poderá ser utilizado o prisma de mesa para sinalização de estudo.

Faça download do arquivo e siga as instruções.

6. Disponibilidade dos cursos

Os cursos autoinstrucionais ficarão disponíveis durante o ano corrente. No ano seguinte serão disponibilizadas novas turmas. Todos os certificados deverão ser retirados até o dia 31 de dezembro.

Os cursos podem ser suspensos por motivos de atualização ou a pedido da área demandante.

*Os cursos com tutoria obedecerão sua programação específica.

7. Encerramento das turmas

Este ano, o site encerrará as atividades em 31/12/2024, com a previsão de retorno das atividades na primeira semana de 2025.

Os certificados dos cursos realizados a partir de 2024 poderão ser retirados mesmo após o encerramento das turmas. O certificado ficará disponível na área de certificados do aluno.

8. Critérios de aprovação

O aluno poderá obter o certificado com nota mínima final 70% do total das avaliações ou atender aos critérios específicos pré-estabelecidos no curso.

*Consulte o guia do curso para saber se existem diferentes critérios de aprovação.

9. Registro das horas de treinamento

  • Caso você já tenha concluído algum curso, será necessário emitir o certificado;
  • O certificado serve como comprovação do término do curso assim como o registro das horas de treinamento em seu currículo do sistema RH 24 Horas.
  • O registro das horas de treinamento no sistema RH 24 Horas será feito no dia seguinte à conclusão do curso;
  • Não há necessidade de imprimir o certificado, arquive-o em uma pasta no seu computador.
  • Caso você não tenha obtido nota de aprovação, uma nova chance de refazer as avaliações será concedida a cada semana. As tentativas são renovadas automaticamente a cada domingo. As notas conquistadas serão mantidas neste processo.
Reciclagem: Para fazer o mesmo curso uma nova vez, deve se respeitar, no mínimo 12 meses entre os estudos; certificados emitidos em períodos inferiores não serão registrados no sistema Populis.

10. Cursos Obrigatórios

Para estar elegível às funções técnicas e gerenciais nos Correios, é necessária a realização anual dos cursos:


Bem como de pelo menos uma ação de educação sobre os temas abaixo, conforme estabelecido no MANPES (Mód. 34, Cap. 2, Anexo 2, Itens 2.4.1.

Para consultar os cursos obrigatórios, acesse o Sistema de Gestão de Pessoas, gere um sumário na opção "Empregado/Simulador Sumário” e clique nos itens listados em “Cursos Obrigatórios/Descrição do(s) Grupo(s)”. Fique atento ao período de validade dos treinamentos e mantenha a sua elegibilidade às funções! As ações de educação na modalidade EAD estão disponíveis na plataforma virtual da UniCorreios. Em caso de dúvidas sobre o SGP, acesse o formulário 06.37 - SGP, disponível no Help Desk


Assim, recomendamos que o empregado faça o controle dos cursos obrigatórios pela funcionalidade de sumário via Sistema de Gestão de Pessoas - SGP. A simulação gerada por essa funcionalidade não é equivalente ao produto Sumário, disponível para os perfis Gestor e Facilitador. A simulação apresenta um resultado presumido, enquanto o Sumário conta com funcionalidades que permitem, conforme previsto nos normativos internos, intervenções que impactam na situação de elegibilidade à função.

Acesse o Sistema de Gestão de Pessoas - SGP e gere um sumário na opção "Empregado/Simulador Sumário”. Clique nos itens listados em “Cursos Obrigatórios/Descrição do(s) Grupo(s)”, conforme exemplo:
cursos válidos
Fig.6 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Caso os cursos estejam vencidos, como a imagem abaixo, basta que o aluno realize os cursos indicados na simulação.

cursos válidos
Fig.7 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Caso os cursos estejam em dia, como na imagem abaixo, o aluno deve acompanhar a data de registro que consta no currículo do RH 24 Horas ou no SGP para saber quando poderá realizar novamente. O prazo de validade dos cursos elencados no sumário é de 12 meses, conforme exemplo:

cursos válidos
Fig.8 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Será necessário clicar no nome do curso para mostrar a data de validade:

cursos válidos
Fig.9 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Sistema RH 24 Horas bloqueia automaticamente o registro de cursos realizados em um período inferior a 12 meses.

O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza turmas anuais dos cursos, portanto pode ocorrer a possibilidade do aluno realizar um curso em uma determinada data e no ano seguinte realizar novamente o mesmo curso em uma data que não cumpra o prazo de 12 meses. 

Por exemplo, a realização de um curso concluído em setembro de 2023 e o mesmo curso em janeiro de 2024, situação que resulta no bloqueio do registro das horas de treinamento deste curso.  

Em caso de dúvidas, acesse o Manual do Sistema SGP ou o Formulário 06.37 - SGP, disponível no Help Desk dos Correios.



11. Perguntas mais frequentes

Nesta seção você encontrará uma compilação com as perguntas mais frequentes sobre como obter ajuda e solucionar problemas no site.

  1. Chaves de acesso para alguns cursos: Alguns cursos no ambiente de estudos são destinados a públicos específicos, indicados pela área demandante. Se o aluno fizer parte deste treinamento e não tiver recebido sua chave de inscrição, poderá entrar em contato com a sua Regional de Educação para obter maiores informações.
  2. Registro das horas de treinamento: O registro das horas de treinamento no sistema RH 24 Horas será feito automaticamente, sempre no dia seguinte à conclusão do curso.
  3. Duração dos cursos: Os cursos autoinstrucionais ficarão disponíveis durante o ano corrente. No ano seguinte serão disponibilizadas novas turmas. Todos os certificados deverão ser retirados até o dia 31 de dezembro de cada ano. Após este período ficam disponíveis apenas os registros junto ao RH 24 Horas. Caso não tenha concluído o curso, até a virada do ano, deverá fazer uma nova inscrição. O curso é considerado concluído com a emissão do respectivo certificado.
  4. Impossibilidade de fazer login: O acesso ao site é feito por meio da conta de rede do empregado. Aqueles que se encontram em situações de afastamento por motivo de férias, licenças, senha incorreta/expirada ou outros motivos, ou ainda não possuem conta de rede, não conseguirão acessar o site. A mensagem de retorno que aparecerá na tentativa de login será "credenciais inválidas", podendo se referir a qualquer um dos motivos supracitados. É necessário que o usuário se certifique de que sua conta de rede encontra-se ativa. Caso não esteja, será necessário abrir uma interação com o Helpdesk.
  5. Como continuar após a reprovação no curso: A limpeza das tentativas contempla as notas inferiores a 70% e serão realizadas semanalmente, de forma automática, sempre aos domingos.
  6. Por que minhas tentativas sumiram? Preciso refazer as avaliações? A limpeza das tentativas (do item acima) remove todas as tentativas de avaliações do site para todos os alunos. Mas isto não afeta a nota e o avanço nos cursos já conquistados.

12. Entre em contato

Para suporte técnico do site, utilize o seguinte contato:

Na sua solicitação nos informe:

  • Nome completo;
  • Matrícula;
  • Meio físico de acesso (computador, notebook, tablet, celular, etc);
  • Curso em que o erro ocorreu;
  • Se possível, uma captura de tela com o erro.

Na maioria dos casos é necessário uma avaliação individual do erro, portanto aguarde nosso prazo de retorno.

Para suporte técnico nas Trilhas de Aprendizagem, utilize o seguinte contato:

13. Lei Geral de Proteção de Dados - Como usamos suas informações

O perfil do aluno dentro do site é composto de informações recuperadas da base de dados de outros sistemas dos Correios e também de informações inseridas pelos próprios usuários.

Informações Pessoais Obrigatórias

A cada login feito no site, as seguintes informações são buscadas no diretório de contas de rede:

  • Nome
  • Sobrenome
  • E-mail
  • Lotação
  • Cargo
  • UF

Informações Pessoais Adicionais

Adicionalmente, o sistema permite que sejam inseridas informações complementares, pelo próprio usuário, nos seguintes campos:

  • Imagem de perfil
  • Página web
  • Número de ICQ
  • ID Skype
  • AIM ID
  • ID Yahoo
  • ID MSN
  • Endereço

Essas informações complementares podem ser modificadas ou excluídas a qualquer momento pelo próprio usuário.

Informações de Análise de Dados (Analytics)

O site também coleta informações globais de acesso ao site, por meio da ferramenta Google Analytics,  sem coleta de informações pessoais ou específicas de cada usuário:

  • Quantidade de usuários no site
  • Novas visitas
  • Dias mais acessados
  • Horários mais acessados
  • País de onde é feito o acesso
  • Localidade de onde é feito o acesso
  • Duração da visita
  • Dispositivo utilizado (computador, tablet, celular)
  • Navegador utilizado
  • Provedora de serviços de internet.

Essas informações são utilizadas para oferecer melhores produtos aos usuários de acordo com o perfil de acesso.

Informações de Registros Educacionais

Além disso, o site coleta informações individuais relacionadas às atividades educacionais:

  • Cursos inscritos/concluídos
  • Notas
  • Conclusão de atividades
  • Logs de acesso

As informações de conclusão de curso e obtenção de certificados podem ser compartilhadas com outros departamentos, mediante solicitação e para fins de acompanhamento e atingimento de metas.