Guia de Utilização do Site
Site: | UniVirtual |
Curso: | UniVirtual |
Livro: | Guia de Utilização do Site |
Impresso por: | |
Data: | sexta, 23 abr 2021, 06:00 |
Sumário
- 1. Como acessar
- 2. Como encontrar os cursos
- 3. Como fazer inscrição nos cursos
- 4. Como obter a chave de inscrição dos cursos
- 5. Prisma - Sinalização de estudo
- 6. Disponibilidade dos cursos
- 7. Encerramento das turmas
- 8. Critérios de aprovação
- 9. Registro das horas de treinamento
- 10. Perguntas mais frequentes
- 11. Entre em contato
- 12. Lei Geral de Proteção de Dados - Como usamos suas informações
1. Como acessar
O acesso ao site da UniVirtual é feito pela conta de rede do empregado, que é composta pela matrícula e senha de rede.
Entre com o seu login e senha da rede corporativa.
Caso você tenha esquecido a sua senha e precise recuperá-la, precisará abrir um chamado no helpdesk.
1.1. Como acessar por dispositivos móveis
A melhor forma de acessar a Univirtual por um dispositivo móvel é utilizando o aplicativo Moodle Mobile, disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone.
Baixe o aplicativo correspondente ao seu aparelho para Tablet ou Celular e aproveite o site da UniVirtual.
1.2. Requisitos do computador
Para realizar os curso no site UniVirtual é necessário que o seu computador tenha os seguintes softwares/aplicativos:
Mozilla Firefox: esse navegador deve ser usado para garantir a exibição de todo layout e conteúdo do site.
Google Chrome: esse navegador deve ser usado para garantir a exibição de todo layout e conteúdo do site.
Adobe Reader: ou outro programa compatível com a visualização de arquivos em formato PDF.
Acesso por VPN: O acesso por VPN, naturalmente, por sua característica, pode ocasionar velocidades inferiores às da conexão que usamos tradicionalmente. Muitos empregados estão fazendo uso da VPN para acessar outros sistemas e caixas postais corporativas e acabam acessando o ambiente de estudos na mesma ocasião. O ambiente de estudos pode ser acessado diretamente pela internet sem o uso de VPN, ressaltamos que o usuário deve se desconectar da VPN para acessar o ambiente de estudos.
Acesso por dados móveis pelo celular ou conexões via satélite: entendemos que nem todos os empregados possuem assinatura de serviço internet por via terrestre, no entanto o acesso por dados móveis (3G, 4G, satélite) possui maior latência e instabilidade em relação às conexões terrestres (ADSL, fibra, cabo,etc) e pode ocasionar instabilidade no uso do site, visto que o ambiente dispõe de vários recursos multimídia, tais como vídeos, animações, podcasts, entre outros.
Aplicativo Moodle Mobile: para navegação por dispositivos móveis, recomendamos o uso do aplicativo Moodle Mobile. No entanto, alguns conteúdos de plugins de terceiros que não são suportados pelo aplicativo exibirão uma mensagem de incompatibilidade no momento do acesso. No caso dos cursos EaD, isso poderá ocorrer com a atividade "avaliação de reação", que antecede a retirada do certificado. O aviso de incompatibilidade não compromete a realização da atividade, pois na tela em que é mostrado o aviso, é possível selecionar a opção de ''abrir no navegador" e continuar a atividade.2. Como encontrar os cursos
Os cursos do site UniVirtual estão divididos em quatro categorias (fig. 3). Você pode clicar em cada categoria e obter acesso direto aos cursos, navegando nas páginas do início ao fim.

No cabeçalho do site, no lado direito há um campo de busca onde pode-se procurar cursos por nome, código ou informações do sumário no campo da busca (fig. 4).
Dentro das categorias também é possível buscar o curso da mesma forma que no campo localizado no cabeçalho (fig.5):
3. Como fazer inscrição nos cursos
A maioria dos cursos do ambiente virtual são autoinstrucionais e possuem as inscrições livres.
Para se matricular no curso basta clicar no título do curso, e ao aparecer a tela abaixo deve-se clicar na opção "inscreva-me"

4. Como obter a chave de inscrição dos cursos
Os cursos destinados aos públicos específicos podem necessitar de chave de inscrição.
Se você faz parte deste público e precisa da chave de acesso, entre em contato com a área de educação na sua localidade.
6. Disponibilidade dos cursos
Os cursos autoinstrucionais ficarão disponíveis durante o ano corrente. No ano seguinte serão disponibilizadas novas turmas. Todos os certificados deverão ser retirados até o dia 31 de dezembro.
Os cursos podem ser suspensos por motivos de atualização ou a pedido da área demandante.
*Os cursos com tutoria obedecerão sua programação específica.
7. Encerramento das turmas
Este ano, o site encerrará as atividades em 31/12/2021, com a previsão de retorno das atividades na primeira semana de 2022.
Os certificados dos cursos 2021 não poderão ser retirados em 2022, portanto solicitamos que retire o seu certificado imediatamente ao concluir o curso.
Atenciosamente,
UniVirtual.
8. Critérios de aprovação
O aluno poderá obter o certificado com nota mínima final 70% do total das avaliações ou atender aos critérios pré-estabelecidos no curso.
*Consulte o guia do curso para saber se existem avaliações específicas que impossibilitem o progresso dentro curso.
9. Registro das horas de treinamento
- Caso você já tenha concluído algum curso, será necessário emitir o certificado;
- O certificado serve como comprovação do término do curso e de horas de treinamento, assim como o seu currículo do sistema RH 24 Horas.
- O registro das horas de treinamento no sistema RH 24 Horas será feito sempre ao final do mês subsequente ao término do curso;
- Não há necessidade de imprimir o certificado, arquive-o em uma pasta no seu computador.
- Caso o seu curso não possua tutoria e você não tenha obtido nota de aprovação, uma nova chance de refazer as avaliações será concedida no inicio de cada mês.
10. Perguntas mais frequentes
Nesta
seção você encontrará uma compilação com as perguntas mais frequentes
sobre como obter ajuda e solucionar problemas no site.
1. Chaves de acesso para alguns cursos: Alguns cursos no ambiente de estudos são destinados a públicos específicos, indicados pela área demandante do curso. Se o aluno fizer parte deste treinamento e não tiver recebido sua chave de inscrição, poderá entrar em contato com a sua Coordenação Regional de Educação Corporativa - CEDU para obter maiores informações.
2. Registro das horas de treinamento: O registro das horas de treinamento no sistema RH 24 Horas será feito automaticamente, sempre ao final do mês subsequente ao término do curso.
3. Duração dos cursos: Os cursos autoinstrucionais ficarão disponíveis durante o ano corrente. No ano seguinte serão disponibilizadas novas turmas. Todos os certificados deverão ser retirados até o dia 31 de dezembro de cada ano. Após
este período ficam disponíveis apenas os registros junto ao RH 24
Horas. Caso não tenha concluído o curso, até a virada do ano, deverá
fazer uma nova inscrição. O curso é considerado concluído com a emissão
do respectivo certificado
4. Impossibilidade de fazer login: O acesso ao site é feito por meio da conta de rede do empregado. Aqueles que se encontram em situações de afastamento por motivo de férias, licenças, senha incorreta/expirada ou outros motivos, ou ainda não possuem conta de rede, não conseguirão acessar o site. A mensagem de retorno que aparecerá na tentativa de login será "credenciais inválidas", podendo se referir a qualquer um dos motivos supracitados. É necessário que o usuário se certifique de que sua conta de rede encontra-se ativa. Caso não esteja, será necessário abrir uma interação com o Helpdesk.
5. Como continuar após a reprovação no curso: A limpeza das tentativas contempla as notas inferior a 70% e serão feitas de forma automática sempre no dias 1 e 15 de cada mês.
6. Como continuar após o site apresentar o erro de codificação: Lamentamos que em algumas ocasiões esse erro seja apresentado. Solicitamos que você pressione F5 para recarregar a página, caso alguma dessas situações estejam presentes.

11. Entre em contato
Para suporte técnico do site, utilize o seguinte contato:
- Nome completo;
- Matrícula;
- Meio físico de acesso (computador, notebook, tablet, celular, etc);
- Curso em que o erro ocorreu;
- Se possível, uma captura de tela com o erro.
12. Lei Geral de Proteção de Dados - Como usamos suas informações
- Sobrenome
- Lotação
- Cargo
- UF
Adicionalmente, o sistema permite que sejam inseridas informações complementares, pelo próprio usuário, nos seguintes campos:
- Imagem de perfil
- Página web
- Número de ICQ
- ID Skype
- AIM ID
- ID Yahoo
- ID MSN
- Endereço
Essas informações complementares podem ser modificadas ou excluídas a qualquer momento pelo próprio usuário.
O site também coleta informações globais de acesso ao site, por meio da ferramenta Google Analytics, sem coleta de informações pessoais ou específicas de cada usuário:
- Quantidade de usuários no site
- Novas visitas
- Dias mais acessados
- Horários mais acessados
- País de onde é feito o acesso
- Localidade de onde é feito o acesso
- Duração da visita
- Dispositivo utilizado (computador, tablet, celular)
- Navegador utilizado
- Provedora de serviços de internet.
Essas informações são utilizadas para oferecer melhores produtos aos usuários de acordo com o perfil de acesso.
Além disso,
O site coleta informações individuais relacionadas às atividades educacionais:
- Cursos inscritos/concluídos
- Notas
- Conclusão de atividades
- Logs de acesso
As informações de conclusão de curso e obtenção de certificados podem ser compartilhadas com outros departamentos, mediante solicitação e para fins de acompanhamento e atingimento de metas.