4h
Disponibilizar conhecimentos sobre elementos do processo comunicacional e sensibilizar os participantes quanto à importância da comunicação escrita.
Agente de comunicação, Supervisor e Coordenador, Gerente de CDD e CEE.
Processo de comunicação;Comunicação interpessoal
16h
Capacitar os empregados na utilização dos recursos básicos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de promoção do acesso à informação para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Todos os empregados.
Acesso à informação; LIBRAS; Expressão corporal.
2h
Capacitar os empregados que atuam no atendimento ao público para atender as pessoas com deficiência com respeito e dignidade.
Empregados que atuam no atendimento ao público.
Pessoa com deficiência; atendimento;tipos de deficiência;inclusão.
 7h
Identificar a forma adequada da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL, 2018) na proteção de dados pessoais de empregados, clientes e usuários dos Correios.
Todos os empregados
cibersegurança, LGPD, proteção, dados
 20h
Proporcionar aos empregados membros da CIPA as principais atribuições dos responsáveis pelos cumprimentos dos objetivos, principais garantias, identificar conceitos e leis relacionados e assuntos relativos aos riscos ocupacionais do ambiente de trabalho.
Membros da CIPA.
CIPA; SIPAT; Acidente de trabalho.
 8h
Capacitar os participantes a reconhecerem o conceito e as leis sobre Compliance.
Todos os empregados
Compliance, Legislação, Anticorrupção e Normativos Internos dos Correios.
 20h
Reconhecer conceitos e regras sobre comunicação e gramática para aperfeiçoamento das competências comunicativas no desempenho das atividades profissionais.
Todos os empregados
Comunicação; Gramática; Português; Redação; comunicação corporativa.
 4h
Identificar as orientações do Código de Conduta Disciplinar de Pessoal dos Correios aplicáveis à execução de suas atividades.
Todos os empregados
Ética; Código de Conduta Disciplinar; Lei 13303/2016; Decreto 8495/2016.
1h
Identificar o conceito, objetivo, atuação e benefício do Compliance.
Todos os empregados.
ética; Compliance; integridade; controle interno; gestão de riscos.
8h
Apresentar aos empregados os métodos e as técnicas de estudo e aprendizagem a distância facilitando o processo de capacitação dos empregados que utilizam essa modalidade de ensino.
Todos os empregados, Supervisor e Coordenador, Gerente de CDD e CEE.
Técnicas de estudo; Educação a Distância - EaD.
6h
Reconhecer a postura ética adequada enquanto cidadão e empregado dos Correios.
Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria-Executiva; Assessores especiais; Empregados dos Correios; Servidores cedidos aos Correios; Estagiários; Prestadores de serviços.
Ética; código de conduta ética; integridade; compliance.
6h
Reconhecer a postura ética adequada enquanto cidadão e empregado dos Correios.
Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria-Executiva; Assessores especiais; Empregados dos Correios; Servidores cedidos aos Correios; Estagiários; Prestadores de serviços.
Ética; código de conduta ética; integridade; compliance.
6h
Explicar o Modelo de Excelência de Gestão
Todos os empregados dos Correios.
MEG; Fundamentos; Excelência; Modelo.
 4h
Dotar os empregados de conhecimentos sobre as mudanças ocorridas da língua portuguesa tendo em vista a padronização da comunicação escrita.
Todos os empregados.
Português, Gramática, Acentuação, Trema, Hífen, Língua Portuguesa, Acordo Ortográfico.
16h
Capacitar os empregados para a redação de textos formais técnicos, considerada a estrutura e o estilo dos diferentes tipos de documentos oficiais e com base nos princípios básicos da comunicação escrita: unidade, clareza, correção, coerência, objetividade e ordenação lógica.
Todos os empregados. 
Elementos constituintes da comunicação escrita;Classificação das funções da linguagem;Identificação das características do texto