Duração
20h
Atualizado em
07/03/2022
Objetivos
Este curso tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos para a implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P em suas instituições, assim como capacitar e sensibilizar a população em geral em temáticas relacionadas à gestão socioambiental.
Público-alvo
Gestores e servidores de instituições públicas que tenham interesse em aderir à A3P ou que já possuem adesão à A3P, além de qualquer cidadão que queira aprofundar seu conhecimento sobre o programa A3P e seus eixos temáticos.
Palavras-chave
Agenda Ambiental na Administração Pública; A3P; redução de emissão de gases do efeito estufa; (GEE); atmosfera; ecológica; de veículos; descarte; sustentabilidade; Ministério do Meio Ambiente - MMA; responsabilidade socioambiental;
Competências
Técnicas - Identifica impactos ambientais e sociais.
Duração
16h
Atualizado em
15/12/2020
Objetivos
Identificar os elementos da estrutura e funcionamento dos Correios.
Público-alvo
Jovens aprendizes dos Correios
Palavras-chave
jovem, aprendiz, estrutura, processo, capacitação Inicial, segurança, processo produtivo, integração, ambientação
Competências
Fundamental: Comprometimento
Duração
16h
Atualizado em
07/01/2014
Objetivos
Capacitar os empregados na utilização dos recursos básicos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de promoção do acesso à informação para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Público-alvo
Todos os empregados.

Palavras-chave
Acesso à informação; LIBRAS; Expressão corporal.

Competências

Duração
2h
Atualizado em
20/05/2020
Objetivos
Capacitar os empregados que atuam no atendimento ao público para atender as pessoas com deficiência com respeito e dignidade.
Público-alvo
Empregados que atuam no atendimento ao público.
Palavras-chave
Pessoa com deficiência; atendimento;tipos de deficiência;inclusão.
Competências
Duração
7h
Atualizado em
23/06/2020
Objetivos
Identificar a forma adequada da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL, 2018) na proteção de dados pessoais de empregados, clientes e usuários dos Correios.
Público-alvo
Todos os empregados
Palavras-chave
cibersegurança, LGPD, proteção, dados
Competências
Duração
8h
Atualizado em
28/12/2022
Objetivos
Capacitar os participantes a reconhecerem o conceito e as leis sobre Compliance.
Público-alvo
Todos os empregados
Palavras-chave
Compliance, Legislação, Anticorrupção e Normativos Internos dos Correios, Políticas e Diretrizes, Controles Internos, Fraudes, Riscos a Integridade, Canal de Denúncia.
Competências
Duração
11h
Atualizado em
30/04/2021
Objetivos
Capacitar os participantes a reconhecerem a importância da concorrência, seus tipos e benefícios.
Público-alvo
Empregados com funções gerenciais e técnicas da área comercial, segurança, administrativa e jurídica das Superintendências Estaduais e dos Correios Sede.
Palavras-chave
Concorrência; Conduta anticompetitiva, Lei de defesa da Concorrência (LDC), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Programa Compliance Concorrencial.
Competências
Duração
20h
Atualizado em
08/06/2020
Objetivos
Reconhecer conceitos e regras sobre comunicação e gramática para aperfeiçoamento das competências comunicativas no desempenho das atividades profissionais.
Público-alvo
Todos os empregados
Palavras-chave
Comunicação; Gramática; Português; Redação; comunicação corporativa.
Competências
Duração
4h
Atualizado em
31/06/2020
Objetivos
Identificar as orientações do Código de Conduta Disciplinar de Pessoal dos Correios aplicáveis à execução de suas atividades.
Público-alvo
Todos os empregados
Palavras-chave
Ética; Código de Conduta Disciplinar; Lei 13303/2016; Decreto 8495/2016.
Competências
Comprometimento: Atua comprometido com os resultados conforme as orientações, normas e legislações dos Correios, com a aplicação efetiva de conhecimentos e experiências adquiridos.
Duração
16h
Atualizado em
04/06/2021
Objetivos
Identificar os elementos da estrutura e funcionamento dos Correios.
Público-alvo
Todos os empregados dos Correios
Palavras-chave
Estrutura, Processo, Capacitação Inicial, História dos Correios, Legislação e estrutura, Comunicação
Competências
Fundamental: Comprometimento
Duração
1h
Atualizado em
24/08/2021
Objetivos
Identificar o conceito, objetivo, atuação e benefício do Compliance.
Público-alvo
Todos os empregados
Palavras-chave
ética; Compliance; integridade; controle interno; gestão de riscos, aplicação do compliance, linhas de defesa, riscos de integridade
Competências
Duração
8h
Atualizado em
09/01/2014
Objetivos
Apresentar aos empregados os métodos e as técnicas de estudo e aprendizagem a distância facilitando o processo de capacitação dos empregados que utilizam essa modalidade de ensino.
Público-alvo
Todos os empregados, Supervisor e Coordenador, Gerente de CDD e CEE.
Palavras-chave
Técnicas de estudo; Educação a Distância - EaD.
Competências
Duração
8h
Atualizado em
08/09/2022
Objetivos
Reconhecer atitudes que estejam em consonância com o bem comum, pautadas nos princípios éticos expostos pelos Correios.
Público-alvo
Todos os empregados dos Correios
Palavras-chave
Ética; Etica; Conduta; Integridade; Valores.
Competências
Comprometimento - Atua comprometido com os resultados conforme as orientações, normas e legislação dos Correios, com a aplicação efetiva de conhecimentos e experiências adquiridos.
Duração
6h
Atualizado em
19/10/2017
Objetivos
Explicar o Modelo de Excelência de Gestão.
Público-alvo
Todos os empregados dos Correios.
Palavras-chave
MEG; Fundamentos; Excelência; Modelo, Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Ciclo PDCL, Plano Excelência da Gestão, PEG.
Competências
Duração
4h
Atualizado em
13/11/2020
Objetivos
Dotar os empregados de conhecimentos sobre as mudanças ocorridas da língua portuguesa tendo em vista a padronização da comunicação escrita.
Público-alvo
Todos os empregados dos Correios.
Palavras-chave
Português, Gramática, Acentuação, Trema, Hífen, Língua Portuguesa, Acordo Ortográfico.
Competências