4hDisponibilizar conhecimentos sobre elementos do processo comunicacional e sensibilizar os participantes quanto à importância da comunicação escrita.
Agente de comunicação, Supervisor e Coordenador, Gerente de CDD e CEE.
Processo de comunicação;Comunicação interpessoal
 16h Identificar os elementos da estrutura e funcionamento dos Correios.
Jovens aprendizes dos Correios
Estrutura, Processo, Capacitação Inicial, segurança, processo produtivo, integração, ambientação
Fundamental: Comprometimento
 16hCapacitar os empregados na utilização dos recursos básicos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de promoção do acesso à informação para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Todos os empregados.
Acesso à informação; LIBRAS; Expressão corporal.
 2hCapacitar os empregados que atuam no atendimento ao público para atender as pessoas com deficiência com respeito e dignidade.
Empregados que atuam no atendimento ao público.
Pessoa com deficiência; atendimento;tipos de deficiência;inclusão.
 7hIdentificar a forma adequada da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL, 2018) na proteção de dados pessoais de empregados, clientes e usuários dos Correios.
Todos os empregados
cibersegurança, LGPD, proteção, dados
 20hProporcionar aos empregados membros da CIPA as principais atribuições dos responsáveis pelos cumprimentos dos objetivos, principais garantias, identificar conceitos e leis relacionados e assuntos relativos aos riscos ocupacionais do ambiente de trabalho.
Membros da CIPA.
CIPA; SIPAT; Acidente de trabalho.
 8hCapacitar os participantes a reconhecerem o conceito e as leis sobre Compliance.
Todos os empregados
Compliance, Legislação, Anticorrupção e Normativos Internos dos Correios, Políticas e Diretrizes, Controles Internos, Fraudes, Riscos a Integridade, Canal de Denúncia.
 11hCapacitar os participantes a reconhecerem a importância da concorrência, seus tipos e benefícios.
Empregados com funções gerenciais e técnicas da área comercial, segurança, administrativa e jurídica das Superintendências Estaduais e dos Correios Sede.
Concorrência; Conduta anticompetitiva, Lei de defesa da Concorrência (LDC), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Programa Compliance Concorrencial.
 20hReconhecer conceitos e regras sobre comunicação e gramática para aperfeiçoamento das competências comunicativas no desempenho das atividades profissionais.
Todos os empregados
Comunicação; Gramática; Português; Redação; comunicação corporativa.
 4hIdentificar as orientações do Código de Conduta Disciplinar de Pessoal dos Correios aplicáveis à execução de suas atividades.
Todos os empregados
Ética; Código de Conduta Disciplinar; Lei 13303/2016; Decreto 8495/2016.
 16hIdentificar os elementos da estrutura e funcionamento dos Correios.
Todos os empregados dos Correios
Estrutura, Processo, Capacitação Inicial, História dos Correios, Legislação e estrutura, Comunicação
Fundamental: Comprometimento
 1hIdentificar o conceito, objetivo, atuação e benefício do Compliance.
Todos os empregados
ética; Compliance; integridade; controle interno; gestão de riscos, aplicação do compliance, linhas de defesa, riscos de integridade
 8hApresentar aos empregados os métodos e as técnicas de estudo e aprendizagem a distância facilitando o processo de capacitação dos empregados que utilizam essa modalidade de ensino.
Todos os empregados, Supervisor e Coordenador, Gerente de CDD e CEE.
Técnicas de estudo; Educação a Distância - EaD.
 6h Reconhecer a postura ética adequada enquanto cidadão e empregado dos Correios.
Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria-Executiva; Assessores especiais; Empregados dos Correios; Servidores cedidos aos Correios; Estagiários; Prestadores de serviços.
Ética; código de conduta ética; integridade; compliance.
 6h Reconhecer a postura ética adequada enquanto cidadão e empregado dos Correios.
Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria-Executiva; Assessores especiais; Empregados dos Correios; Servidores cedidos aos Correios; Estagiários; Prestadores de serviços.
Ética; código de conduta ética; integridade; compliance.