10. Cursos Obrigatórios

Para estar elegível às funções técnicas e gerenciais nos Correios, é necessária a realização anual dos cursos:


Bem como de pelo menos uma ação de educação sobre os temas abaixo, conforme estabelecido no MANPES (Mód. 34, Cap. 2, Anexo 2, Itens 2.4.1.

Para consultar os cursos obrigatórios, acesse o Sistema de Gestão de Pessoas, gere um sumário na opção "Empregado/Simulador Sumário” e clique nos itens listados em “Cursos Obrigatórios/Descrição do(s) Grupo(s)”. Fique atento ao período de validade dos treinamentos e mantenha a sua elegibilidade às funções! As ações de educação na modalidade EAD estão disponíveis na plataforma virtual da UniCorreios. Em caso de dúvidas sobre o SGP, acesse o formulário 06.37 - SGP, disponível no Help Desk


Assim, recomendamos que o empregado faça o controle dos cursos obrigatórios pela funcionalidade de sumário via Sistema de Gestão de Pessoas - SGP. A simulação gerada por essa funcionalidade não é equivalente ao produto Sumário, disponível para os perfis Gestor e Facilitador. A simulação apresenta um resultado presumido, enquanto o Sumário conta com funcionalidades que permitem, conforme previsto nos normativos internos, intervenções que impactam na situação de elegibilidade à função.

Acesse o Sistema de Gestão de Pessoas - SGP e gere um sumário na opção "Empregado/Simulador Sumário”. Clique nos itens listados em “Cursos Obrigatórios/Descrição do(s) Grupo(s)”, conforme exemplo:
cursos válidos
Fig.6 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Caso os cursos estejam vencidos, como a imagem abaixo, basta que o aluno realize os cursos indicados na simulação.

cursos válidos
Fig.7 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Caso os cursos estejam em dia, como na imagem abaixo, o aluno deve acompanhar a data de registro que consta no currículo do RH 24 Horas ou no SGP para saber quando poderá realizar novamente. O prazo de validade dos cursos elencados no sumário é de 12 meses, conforme exemplo:

cursos válidos
Fig.8 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Será necessário clicar no nome do curso para mostrar a data de validade:

cursos válidos
Fig.9 - Sistema de Gestão de Pessoas - SGP.

Sistema RH 24 Horas bloqueia automaticamente o registro de cursos realizados em um período inferior a 12 meses.

O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza turmas anuais dos cursos, portanto pode ocorrer a possibilidade do aluno realizar um curso em uma determinada data e no ano seguinte realizar novamente o mesmo curso em uma data que não cumpra o prazo de 12 meses. 

Por exemplo, a realização de um curso concluído em setembro de 2023 e o mesmo curso em janeiro de 2024, situação que resulta no bloqueio do registro das horas de treinamento deste curso.  

Em caso de dúvidas, acesse o Manual do Sistema SGP ou o Formulário 06.37 - SGP, disponível no Help Desk dos Correios.